top of page
Anchor 1

Mergulhar no universo de Joan Miró é fascinante para qualquer um, principalmente para nossas crianças. É incrível a proximidade e a referência que suas telas, técnicas e elementos passam a ter para elas. Sua história e sua arte passam a fazer parte de conversas não apenas formais (rodas de conversa, estudo ou apreciação), mas também em momentos de brincadeiras, durante produções livres ou direcionadas.

Para iniciar o projeto fizemos uma sondagem para descobrimos o que as crianças sabiam sobre “MIRÓ”, obtivemos algumas respostas como: ¨Miró é nossa escola, é onde marca calendário, tem parque e pintura¨. Em seguida, perguntamos para o grupo se eles sabiam porque o nome da escola era Miró. Disseram que não sabia o porquê deste nome. Percebemos que precisávamos buscar mais informações, então fizemos um convite para a Cristiana Musa (diretora pedagógica da escola) para nos contar porque nossa escola se chama Miró. A visita foi acolhedora e as crianças gostaram muito de saber que Miró era um pintor e que nossa escola tem esse nome por causa dele. Depois da visita procuramos algumas de suas obras no computador e todos puderam observar alguns elementos que apareciam: a lua, a estrela, pessoas voando, etc. Após essa conversa, passamos a aprofundar nossos conhecimentos através de livros, pesquisas, vídeos, obras, etc.

Joan Miró

“O Miró era um pintor. Ele nasceu na Espanha, ficou doente e foi para uma fazenda se cuidar. Aí, sua mãe e seu pai deram um presente para ele, que foi um papel de pintar com tinta, lápis e pincel. Ele pintou os bichos da fazenda, as árvores, coqueiros, gramas, nuvem, sol, lua e estrelas. Ele foi sarando, sarando e virou pintor.

Fez muitas exposições e ficou famoso. Ele morreu velhinho no dia de natal.”

Texto coletivo Grupo 3C, maio 2015

Além de inserir as crianças do Grupo 3 no mundo artístico e desenvolver o olhar para as artes, o pintor Joan Miró fascina as crianças por seus traçados, figuras e formas. Suas pinturas apresentaram uma riqueza de composição, cores e formas e os elementos que aparecem em suas obras se aproximam muito das possibilidades de traçado das crianças. Nossas crianças estão num momento de descobertas de traçados e de autoria e esse projeto vem complementar esse processo de construção artística.

Através das apreciações de suas obras as crianças observam e comentam o que veem, dando significado à obra do artista. Além disso, conhecem e percebem as técnicas e particularidades do pintor, o que enriquece o percurso individual das crianças, que se apropriando de movimentos, formas e traçados do artista, reformulando suas ideias e construindo novos conhecimentos e possibilidades artísticas.

Todo esse processo é uma vivência única e estamos mergulhados nesse estudo com muito trabalho pela frente como entrar em contato sua biografia, experimentação de suas técnicas de pintura, colagem e também escultura. Enfim, muita coisa boa vem pela frente!

“Temos que trazer Miró de volta”

“É fácil, a gente tem que colocar um arco íris no céu para ele escorregar e voltar pra nós de novo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Quero pintar igual Miró com o dedo ó!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Miró ficou velhinho, mas as pinturas não ficaram, né?”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Nunca vou esquecer o que ele pintou.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Miró faz sol e estrelas, mas esqueceu das nuvens.”

bottom of page