Relatório Mensal G3C


FILIPETAS
Como em todas as áreas de conhecimento na Educação Infantil, a Língua Oral e Escrita deve ser inserida através de experiências significativas e que despertem o interesse das crianças. Inserir as crianças no mundo letrado é um dos objetivos do trabalho no Grupo 3 e, para isto, utilizamos diversas linguagens textuais, como: histórias, poesias, textos informativos, cartazes, bilhetes, listas e outros.




Também trabalhamos, durante este ano, com o nome próprio, ou seja, o nome das crianças e de seus amigos. O nome próprio é a primeira palavra estável e significativa, assim como os nomes dos amigos e amigas do grupo por terem um vínculo afetivo e amistoso entre todos da sala. É do interesse das crianças aprender a reconhecer cada nome e aprender a escrevê-lo.
Conhecer o próprio nome é um valioso conhecimento que fornece às crianças um repertório básico de letras que lhe servirá de fonte de informação para produzir outras relações que levam a elaboração de hipóteses sobre a escrita. Da mesma forma, acontece com os nomes dos amigos, que ampliam ainda mais as informações sobre a escrita. Para trabalharmos com o nome com crianças tão pequenas, utilizamos um portador que chamamos de filipeta. Esses portadores são utilizados diariamente para sortear o ajudante do dia, para confirmar a presença ou ausência de algum colega, verificar quantos meninos e meninas há no grupo, entre outras propostas que as crianças adoram. Nesses momentos aproveitamos para conversar sobre o nome de cada um. Comparamos as letras iguais e as diferentes, observamos qual é a primeira letra e a última de cada nome e assim as crianças vão reconhecendo e identificando o seu próprio nome e dos colegas.


